Visão Maintexter: Comentando os Episódios de XWP – Callisto



Ao que muitos preferem chamar de subtexto, eu chamo de maintexto.
Para bom entendedor, meia cena basta.


Uma guerreira e seu exército destroem um vilarejo e matam todas as pessoas, com exceção de uma idosa. A guerreira ordena que ela diga à todos sobre o que ocorrera ali e diz chamar-se Xena, Princesa Guerreira.
Xena está numa taberna quando um homem, chamado Melas, chega pedindo por vinho ao taberneiro. Ela percebe o quanto ele está aflito e lhe oferece o vinho dela. Ele agradece e se apresenta e ela faz o mesmo. Ao ouvir o nome dela, Melas a ataca, dizendo que ela e seu exército destruíram seu vilarejo e mataram a todos, inclusive seu filho. Xena resolve investigar.
Ela e Gabrielle seguem viagem quando encontram algumas pessoas. Estas olham para ela com medo e raiva. Entre elas está um homem, que se apresenta para Xena como Joxer, O Poderoso. Ele oferece seus serviços de guerreiro à ela, mas Xena não está interessada e continua caminhando.
Melas ataca Xena novamente, mas ela o detém, e diz que encontrará a pessoa responsável pelos ataques.
Mais à frente um vilarejo está sendo atacado. Xena e Gabrielle correm para ajudar as pessoas. Xena luta contra os soldados e lança o chakram, mas este é apanhado no ar pela mulher que comanda o exército.
Elas lutam e a mulher diz que foi Xena quem a criou, citando a cidade de Cirra. No meio da luta também é revelado que fora ela quem atingiu Xena com o dardo envenenado no episódio anterior. Assim, Xena ficaria afastada e ela poderia fazer seus ataques usando o nome da Princesa Guerreira.
A mulher foge levando o chakram e Xena captura um dos soldados, aplicando-lhe o golpe de pressão. Ele diz que a mulher se chama Callisto e que ela quer vingança porque Xena matou a família dela em Cirra. Além disso, ele revela o plano de Callisto, dizendo que ela pretende matar a sacerdotisa da cidade de Delphi.
Xena e Gabrielle seguem para lá e Melas se junta a elas.
Callisto está treinando em seu acampamento quando Theodorus (o guerreiro que Xena interrogou) chega e diz que revelou todo o plano de Callisto, como ela ordenara.
Joxer oferece seus serviços como guerreiro para Callisto e ela diz que se ele capturar Gabrielle poderá fazer parte do exército. Ela diz que enquanto Xena estiver distraída, ela poderá matar a sacerdotisa durante uma cerimônia com o chakram, para assim culpar Xena.
Callisto estudou toda a vida de Xena e sabe lutar praticamente tão bem quanto ela, além de saber manejar o chakram. Ela também sabe que Gabrielle é muito importante para Xena, por isso ela manda Joxer capturá-la. Ou seja, Callisto sabe o que ocorre entre as duas.
Durante a noite, Gabrielle conversa com Melas. Ele diz que quer vingança, mas ela não entende esse modo de pensar.
Gabrielle senta ao lado de Xena e pergunta sobre Cirra. Xena diz que seu exército atacou essa cidade há anos atrás. Um incêndio começou e matou as pessoas que estavam dentro de suas casas. Callisto seria uma sobrevivente em busca de vingança. Nesse momento, Xena derrama uma lágrima e tenta disfarçar.
Gabrielle diz que o ciclo de violência deve acabar, mas Xena diz que não culpa Callisto e faria o mesmo que ela caso alguma coisa acontecesse à sua mãe, Hercules e Gabrielle. A garota pede que ela prometa que se algo acontecer à ela, Xena não se torne um monstro. Esta diz que gosta de Gabrielle do jeito que ela é. Mas Gabrielle a faz prometer e Xena consente e chora. Gabrielle tenta secar suas lágrimas, mas Xena desvia.
Esta é a primeira vez que Xena se mostra sensível para Gabrielle, mas ela tenta disfarçar, não quer dar o braço a torcer.
Esta cena toda é um maintexto total, não há muito o que comentar.
O fato de Xena citar Hercules como uma das pessoas de sua preferência apenas significa que ela o ama pela pessoa que ele é, como um grande amigo, afinal, fora ele quem lhe mostrou o caminho do bem.


Xena, Gabrielle e Melas chegam a Delphi e se separam para procurar Callisto. Xena vai para o templo onde a sacerdotisa está. Gabrielle é atacada por Joxer e lhe dá uma surra.
No templo, Callisto arremessa o chakram na direção da sacerdotisa, mas Xena o desvia com uma adaga. Callisto foge e é seguida por Xena, que a captura.
Enquanto retornam para Delphi, Gabrielle as encontra. Callisto faz Xena se sentir ainda mais culpada com as coisas que diz.
Na cidade, Melas e os demais querem linchar Callisto, mas Xena não permite e a leva para a prisão para aguardar um julgamento justo.
Dentro da prisão, Callisto continua fazendo pressão psicológica em Xena. Do lado de fora, Joxer ataca Gabrielle novamente, mas ela o domina.
Melas lança uma tocha dentro da cela onde Callisto está e um incêndio se inicia. Xena entra na cela para salvar Callisto, mas esta foge e prende Xena lá. Ela pega seu cavalo e rapta Gabrielle.
A Princesa Guerreira salta e sai de dentro da prisão. Melas diz que deveria ter dado ouvidos à Gabrielle e que Callisto a levou.
Ao saber que algo aconteceu à Gabrielle, Xena segura Melas pela camisa. Ver a pequenina em apuros sempre deixa Xena fora de si.


Joxer vai até Callisto e ela ordena que ele mate Gabrielle, mas ele não consegue. Joxer é amarrado a um tronco para que Callisto o mate depois.
Xena chega ao local e Callisto manda içar Gabrielle com uma corda cuja outra extremidade tem uma chama. Se Xena não liquidar Callisto neste tempo a corda parte e Gabrielle cai.
Gabrielle é o maior trunfo que Callisto poderia ter para usar contra Xena. A guerreira de Cirra sabe qual sentimento Xena nutre por Gabrielle, afinal, ela sabe praticamente tudo sobre Xena.


Xena e Callisto iniciam um combate.
Repare: Xena mantém um olho na luta e outro em Gabrielle.


Xena improvisa uma espécie de gangorra com o uso de escadas. Ela concentra seu peso de um lado e aproxima o outro para que Gabrielle caia em cima dele. Callisto se antecipa e pula primeiro. Então Xena lança o chakram e corta a corda, fazendo Gabrielle cair. Xena salta e faz com que Callisto suba. Ela se segura na ponta da corda e ordena que Theodorus deixe a corda queimar, para que ela caia e morra. A corda se rompe e ela cai, mas Xena a segura.
Callisto e seu exército são presos. 


por Math Pitbull

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar comentários com conteúdo chulo e ofensivo, todos serão moderados, certo?

Ѳ Comente pelo Facebook!

Ѳ Mais Vistos