Muito solícito, ele logo aceitou nosso convite para comparecer aqui hoje e saciar a curiosidade alheia a seu respeito.
Iolaus, o melhor amigo de Hercules e grande homem, apesar da altura...
Iolaus - O que tem minha altura?
Ah, você sabe... comparado a maioria, você é bem baixo...
Iolaus - Hum...
Mas como eu disse, você é um cara nota 10!
Iolaus (amigavelmente) - Tudo bem, agradeço... Já me acostumei com as piadas envolvendo minha altura.
Então, Iolaus, somente duas pessoas enviaram perguntas à você: Caroline, do Rio Grande do Norte, e Juliana, que não disse sua localização.
Iolaus - Oh, obrigado desde já às duas!
Podemos iniciar?
Iolaus - Claro!
Bem, vamos começar com as perguntas da Juliana, então:
- Você e Afrodite tiveram um caso?
Iolaus (sorrindo) - O que é isso? Afrodite e eu somos apenas amigos...
Iolaus (alargando os olhos) - Puxa... Ok... Vamos combinar que ela é realmente muito bonita, atraente e tem um poder de persuasão e sedução acima do normal. A primeira vez que a vi, fiquei embasbacado, confesso. E vocês sabem como ela é, né? Caiu na rede dela, adeus.
Iolaus - Mas não, gente, nunca chegamos aos finalmente.
Não que você não quisesse, não é mesmo?
Iolaus (divertido) - Hahahaha
Certo. Próxima pergunta:
- Casa comigo?
Iolaus - Como é que é? (admirado) Quem enviou essa pergunta mesmo?
Juliana.
Iolaus - Ok. Bem, Juliana, não posso me casar com alguém que não conheço, concorda? Nós precisaríamos nos conhecer, conversar, ver se temos algo em comum... Aí quem sabe eu te responda a pergunta. (risos)
Ela tem mais duas perguntas pra você. Vamos lá!
- Você preferiu os beijos de Xena ou de Gabrielle?
Iolaus (espantado) - Nossa, ela pega pesado, hein?!
Iolaus - Certo. Com Gabrielle foi apenas um beijo... e foi um beijo bem inocente. Já com Xena, foi muito mais que um beijo, então... a resposta é Xena, sem dúvida.
Agora a última pergunta da Juliana:
- Qual das mulheres que você pegou foi sua preferida?
Iolaus (pensativo) - Bem, eu fui casado uma vez e fiquei viúvo... Eu amei muito minha esposa Ania... Também fui muito apaixonado por Niobe, quando me fiz passar por meu primo Orestes, que é também idêntico a mim. Acredito que elas foram as mulheres com as quais mais me envolvi.
Certo, Iolaus. Agora vamos para as perguntas da Caroline. Começando:
- Iolaus, desde quando você e o Hércules são amigos?
Iolaus - Nos tornamos grandes amigos durante nossa passagem pela Academia de Quíron, ainda na adolescência.
Ok. Próxima:
- Algumas vezes dizem que você vive na sombra do Hércules. Você já se sentiu assim?
Iolaus (mordendo os lábios) - Eu estaria mentindo se dissesse que não, mas foram momentos rápidos e eu vi que não tinha nada a ver pensar assim. Nós lutamos juntos... Claro, ele é mais forte, estilo bonitão, e isso atrai mais as pessoas de modo geral. Mas eu não vivo na sombra dele, faço muitas coisas sozinho, tenho minha própria vida e minhas qualidades. Sou muito seguro sobre isso.
Agora outra pergunta:
- Quando você se apaixonou pela Xena, como você conseguiu ter a coragem de jogar anos de amizade fora por uma mulher bonita, sendo que você já teve casinhos com outras tão ou mais belas quanto a Xena?
Iolaus (olhando para o chão pensativo) - Como ela mesma diz, Xena tem muitas habilidades, e seduzir e enganar são duas das melhores. (pausa) Ela conseguiu me ludibriar e me fazer acreditar que Hercules estava contra nosso amor... Pois é... Eu fiquei tão enfeitiçado por ela que pensei estar realmente apaixonado. E um homem apaixonado faz coisas inexplicáveis na maioria das vezes... (olhar cabisbaixo) até brigar com o melhor amigo...
Algum problema?
Iolaus - Não, eu só me sinto culpado até hoje por isso...
Mais uma pergunta:
- O que você considera mais especial na Gabrielle?
Iolaus (respirando fundo, erguendo a cabeça e sorrindo) - Gabrielle é uma das melhores pessoas que eu já tive o prazer de conhecer, e nós temos muitas coisas em comum.
Iolaus - Espere... ainda estou respondendo... (pausa) Gabrielle é justa, do tipo que não toma partido de alguém se ela considerar que esse alguém esteja errado. Ela tem uma sabedoria ímpar... e eu gosto muito disso... É, acho que é isso...
Muito bem, como você parece não ter certeza, a máquina identificou sua resposta um tanto confusa. Mas vamos prosseguir:
- Qual foi a sua reação ao rever Xena, depois de tudo o que houve entre vocês?
Iolaus - Eu ainda estava ressentido com ela e não acreditava muito em sua mudança... Foi difícil crer que alguém como a mulher que quase destruiu minha grande amizade e me fez passar por cima de meus valores, havia mudado. Mas quando vi que uma garota tão legal como Gabrielle a tinha por melhor amiga e vendo as coisas que Xena estava fazendo, como tentar salvar Prometheus, por exemplo, percebi que ela realmente era uma nova mulher.
Agora, a penúltima pergunta da Caroline:
- Iolaus, você sacou que havia algo entre Xena e Gabrielle?
Iolaus - Eu tinha algumas dúvidas, mas quando Xena morreu a primeira vez (risos)... Ela morreu algumas vezes, né? (mais risos) E eu também! (mais e mais risos) Então, quando encontrei Gabrielle desesperada - eu conseguia ver em seu rosto o quanto ela estava sofrendo - tive certeza do sentimento que as envolvia.
Iolaus, parece que você está sendo bem sincero em suas respostas. Parabéns!
Iolaus (sorrindo) - Não tenho porque mentir.
Está certo! Última pergunta pra você:
- Qual a melhor aventura que você passou com Hércules?
Iolaus (refletindo) - Caramba! Foram tantas! Fizemos tantas coisas juntos... Mas o fato de eu ter morrido 4 vezes e Hercules sempre conseguir me trazer de volta... acho que posso apontar isso como melhor. Afinal, hoje estou aqui, vivo, e isso é muito bom! (risos)
Iolaus - Realmente estou confuso, porque foram muitos momentos importantes e ótimos... fica difícil escolher apenas um.
Correto. Bem, Iolaus, as perguntas pra você terminaram. Agradeço muito por você ter sido tão simpático e ter se prontificado a vir aqui logo que entramos em contato com você.
Iolaus - Que é isso, foi um prazer! Obrigado também, e principalmente às pessoas que votaram para que eu estivesse aqui hoje.
Que bom! Agradeço em nome de todos os seus fãs e espero vê-lo aqui novamente algum dia.
Iolaus - Claro. É só me chamar que eu venho!
E essa foi a Máquina da Verdade com Iolaus! Agora escolha quem você quer ver na próxima semana, lá na enquete acima, ok? Até lá!