tag aparecer no google: alt e title

English French German Spain Italian Dutch

Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

Xena e a Bíblia parte 1

clique nas imagens para ampliar


Em Xena Princesa Guerreira podemos ver o quanto crenças e culturas são exploradas de forma sutil, dentro das aventuras vividas por nossas protagonistas.
Dessas culturas e crenças, a mais conhecida mundialmente é, sem dúvida, a Bíblia. E é sobre algumas passagens do livro mais lido do mundo que irei lhes falar.
Para iniciar, nesta primeira parte escolhi a história de Jesus Cristo, figura máxima da crença cristã.

No episódio A Solstice Carol, a menção ao Natal que comemoramos nos dias de hoje, é nítida. E, aproveitando esta data, no final do episódio, Xena e Gabrielle caminham pela estrada quando são abordadas por um casal com uma criança. 
Até aí, normal, pois elas sempre encontravam pessoas necessitadas de ajuda pelos caminhos que cruzavam. Entretanto, no momento em que Gabrielle oferta o burro Tobias ao casal, fica claro a menção à José e Maria, que, logo depois de conceber Jesus, partem de Belém para o Egito.
Segundo o Evangelho de São Mateus, um anjo apareceu para José em um sonho, lhe avisando que o Rei Herodes mandara matar todos os meninos com menos de 2 anos de idade, afim de impedir que o Messias sobrevivesse. Herodes pensava que o Messias nascera para tomar o seu lugar como Rei. 

"Levanta, toma o menino, a sua Mãe e foge para o Egito; permanece lá até que eu te avise, porque Herodes procura o menino para o matar. Levantando-se de noite, ele tomou o menino e a mãe, e partiu para o Egito". (Mt 2,13-14)

José tinha pressa de levar o menino e sua mãe para o Egito, mas sua fuga estava sendo feita a pé. Era uma família humilde, que nem sequer tinha um animal de transporte. 


No episódio então, Gabrielle entrega Tobias para que eles pudessem seguir viagem mais rápido.



A suposta Maria agradece a oferta, dizendo:
"Que Deus sorria para ti eternamente por sua bondade"

Em tempos onde um só deus não era mencionado, ou se era carregava um nome, subentende-se que a mulher refere-se ao Deus que hoje todos conhecemos.

A última imagem do episódio mostra o casal seguindo viagem com a criança, onde a mulher carrega seu filho nos braços no lombo do burro, enquanto seu marido segue em frente, conduzindo-os, formando assim a imagem de Nossa Senhora do Desterro.
No alto do Céu, em plena luz do dia, uma estrela brilha , fazendo menção a famosa Estrela de Belém.



Nossa Senhora do Desterro


A Solstice Carol é o 9º episódio da 2ª temporada. Acredita-se que, para cada temporada, passava-se 1 ano. 
Se contarmos desta forma, então, a 5ª temporada soma 5 anos, ou seja, aquele menino recém-nascido já teria 3 anos quando Xena engravidou de Eva. 

Devido às perseguições por parte dos deuses do Olimpo, que visavam matar Eva, Xena forjou a morte da menina, bem como a sua própria e de Gabrielle. Porém, seu plano não teve a conclusão esperada e Ares, deus da guerra, acreditando que elas estavam realmente mortas, as colocou em uma tumba de gelo, dentro de caixões também de gelo, afim de conservar seus corpos, com exceção da menina. Esta fora levada pelo Imperador de Roma, Augusto, e criada por ele. 

Xena e Gabrielle ficaram congeladas por 25 anos. Contando esses 25 mais os 3 anos que aquele garotinho já tinha, chegamos ao total de 28 anos. 

Segundo a Bíblia, Jesus iniciou sua missão aos 30 anos, quando foi ao encontro de João Batista, seu primo, no Rio Jordão para receber o Batismo com a água.

João Batista era mais velho que Jesus alguns meses apenas, e ele começou a anunciar a vinda do Salvador, afim de preparar as pessoas para a Sua chegada.

Nos episódios Livia e Eva, da 5ª temporada, a garota, sem saber de sua procedência, era cruel e assassinava qualquer pessoa que lhe negasse pagar tributos, bem como saqueava, sequestrava, vendia pessoas e etc, principalmente se estas pessoas fossem seguidores de Eli, anunciador do Deus Único. Sendo filha adotiva e futura esposa de Augusto, ela não tinha motivos para fazer tais coisas, a não ser por maldade mesmo. 

No episódio Eva, Xena teve sua oração atendida: o céu se abriu e uma forte luz atingiu os olhos de Eva, quando esta estava prestes a matar sua própria mãe. Na revelação, ela pôde ver como fora concebida, quem ela foi em outra vida (no caso, Callisto), e qual era a sua missão na terra.

A história de Eva faz menção à história de Saulo (São Paulo), homem que perseguia cristãos, cuja conversão deu-se quando ele fora atingido por uma forte luz, que o cegou e ouviu a voz de Jesus.

Eva, ao contrário, não ficara cega. Porém, em estado de grande culpa, ela vagou por dias no deserto. Xena e Gabrielle a encontraram e todas foram acolhidas por seguidores de Eli. Foi então que elas souberam que um homem chamado Batista, realizava a purificação das pessoas com água. Chegamos ao episódio Motherhood, último da 5ª temporada.

Detalhe adicional: A garota até que houvesse a sua "conversão" se chamava Livia, e só depois adotou o nome de Eva, bem como Saulo, que passou a se chamar Paulo.

Como Jesus ainda não havia iniciado sua missão, em nenhum momento Ele aparece em qualquer episódio da série, a não ser quando ainda era um bebê, lá em A Solstice Carol.

Batista já preparava o caminho do Senhor e foi quando Eva, levada por Xena, também recebera o Batismo, ou purificação, como é dito no episódio.



Durante a purificação de Eva, Xena recebera a visita de um espírito, enviado pelo Arcanjo Miguel, que disse à ela que Eva estava incumbida de preparar o caminho para o reino do Deus de Amor.

E quem é o Deus de Amor senão o próprio Jesus?

Tendo Ele ainda 28 anos, segundo as somas, ainda não era o momento de Ele "aparecer". Enquanto isso, Eva anunciaria a sua chegada, como o próprio Batista fazia.

Na Bíblia, muitas pessoas foram escolhidas por Deus para anunciarem a Boa Nova (chamadas de Profetas) e Eva, segundo a série, foi uma dessas pessoas.



O Cristianismo, em seus primórdios, foi muito perseguido e condenado com a morte. Por esta razão, era usado como símbolo para os cristãos identificarem-se uns aos outros, o peixe. 
Em grego, Peixe se escreve Ichthus. Trata-se de um acrônimo que significa: 
Iesus Christus Theou Yicus Soter, que quer dizer: Jesus Cristo filho de Deus Salvador.

Apesar de Jesus ainda não ter aparecido e pregado suas palavras, Eva, em suas peregrinações, sempre carregava consigo um peixe de metal. 






por Matheus Roberto



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar comentários com conteúdo chulo e ofensivo, todos serão moderados, certo?

Ѳ Comente pelo Facebook!

Ѳ Mais Vistos