tag aparecer no google: alt e title

English French German Spain Italian Dutch

Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

Aí Vem Elas... As Bacantes!




Na mitologia grega, as Ménades, também conhecidas como bacantes,  eram mulheres seguidoras e adoradoras do culto de Dioniso (Baco). Eram conhecidas como selvagens e alucinadas, de quem não se conseguia um raciocínio claro.

gjwhf_mq_095sd
As bacantes de olho na Gabby
Vestidas com roupas de linho, tendo sobre os ombros peles de corças pintalgadas e a cintura cingida por uma serpente, traziam sempre junto de si o tirso - insígnia das adoradoras de Baco. Tratava-se de um cajado com uma haste ornada com hera coberta com folhas de parra e cachos de uvas, que, além de auxiliar nas caminhadas, era possuidor de recursos mágicos. Elas formavam uma espécie de trupe que acompanhava o deus do vinho nas suas aventuras, atuando igualmente como chamariz na conversão de outras mulheres por onde a procissão passava, atraindo-as para a vida lasciva.

gjwhf_mq_215esd
Gabby se transformando em bacante
Durante o culto, dançavam de uma maneira muito livre e lasciva, em total concordância com as forças mais primitivas da natureza. Os mistérios que envolviam o deus provocavam nelas um estado de êxtase absoluto, entregando-se a desmedida violência, derramamento de sangue, sexo, embriaguez e autoflagelação.
Evidentemente que o comportamento livre e desregrado delas causava apreensão, senão pânico, nos lugarejos e cidades onde o cortejo báquico passava. Eram mulheres possuídas, como se estivessem dopadas, em transe permanente, que, quando assaltadas por um furor qualquer, não conheciam limites ao descarregar a sua cólera. Por isso mesmo, obrigavam-se a procurar refúgio no alto das montanhas, onde podiam exercer sua estranha liturgia sem a presença de olhares de censura ou reprovação.

gjwhf_mq_300sd
Gabby mordendo Xena (que adorou, fala sério!)
Acredita-se que sua origem primeira veio da Trácia, sendo que as mulheres daquela região da Grécia foram principais adoradoras de Baco. O afastamento voluntário e a conseqüente entrega ao estado de possessão, seguidos de um tremor báquico, onde embriaguez e a devoração de animais se intercalavam, atuavam como uma terapia à sua crescente marginalização.
Nos rituais de Baco (Bacanalia) os participantes louvavam o deus assassinando um boi, rasgando seu corpo com pedaços de pau e depois bebendo seu sangue fresco e comendo sua carne crua. Após tal atrocidade faziam sexo por cima da carcaça e esperavam que suas almas fossem temporariamente libertadas de seu corpo para que encontrassem com Baco, a hora do êxtase total.


por Math Pitbull

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Tá ótimo, Math, mas tem uma coisa que no episódio de Xena das bacantes é mencionado, pela Gabby, o fato das bacantes se tornar lobos ou outros animais, talvez seja só boato...bjoo

    ResponderExcluir
  2. Verdade, mas como as matérias que encontrei não mencionam isso, deixei passar rsrsrs

    ResponderExcluir

Para evitar comentários com conteúdo chulo e ofensivo, todos serão moderados, certo?

Ѳ Comente pelo Facebook!

Ѳ Mais Vistos