tag aparecer no google: alt e title

English French German Spain Italian Dutch

Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

Visão Maintexter: Comentando os Episódios de XWP – The Return Of Callisto



Ao que muitos preferem chamar de subtexto, eu chamo de maintexto.
Para bom entendedor, meia cena basta.


Callisto conseguiu fugir da prisão na qual estava e Perdicas reaparece pedindo Gabrielle em casamento.
Quem já viu esse episódio percebe o quão Xena ficou abalada (dá pra ver no rosto dela). Aliás, Xena quase sempre faz a mesma cara quando está com ciúmes de Gabrielle.


Perdicas e Gabrielle conversam e quando ele a pede novamente em casamento ela sai.
Pelos deuses! É óbvio que Gabrielle ficou em dúvida! A coisa com Xena começava a engatar quando ele voltou, mas Gabrielle ainda não sabe o que ela pretende ao certo. Xena é muito parada, incerta! Isso irrita!
Xena pergunta à Gabrielle se ela vai aceitar o pedido de Perdicas e ela demonstra dúvida, então Xena diz que vê-la feliz a fará feliz.
Atenha-se novamente à cara da Xena: mais falsa impossível! E a Gabrielle, ao ouvir o que Xena disse, teve suas esperanças dissipadas. Ela até tenta sorrir, mas é nítida a decepção.


Não bastasse a questão do casamento pra resolver, Joxer avisou Xena e Gabrielle sobre o retorno de Callisto.
Xena, Gabrielle e Perdicas estão numa vila lutando contra Callisto e seus homens. Em dado momento, Callisto diz à Xena que destruirá sua alma do mesmo modo que Xena destruiu a dela. Perdicas mata um deles e não consegue mais lutar, tendo em vista que ele havia dito à Gabrielle que estava arrependido pelas mortes que causou, tanto que quase tirou sua própria vida. Ele dá um ultimato à Gabrielle e vai embora, fazendo-a dizer à Xena que irá se casar com ele.
Tem que ser muito lesado pra não entender que Gabrielle só aceitou o pedido de Perdicas por medo que ele se matasse! E obviamente pela coragem dele em ir atrás dela e se declarar, coisa que a dona Xena não fazia. Ou seja, Gabrielle tinha a certeza do amor de Perdicas por ela, o de Xena não. Simples assim.
O casamento é realizado e o desgosto de Xena é absurdamente visível.


Quando elas ficam a sós, Xena diz FORÇADAMENTE “Estou muito feliz por você”. Aham, Xena, senta lá. E Gabrielle esperando ser raptada e levada pela porta dos fundos, mas não.
Gabrielle diz para Xena que se apaixonou por Perdicas em Tróia, ao que Xena retruca dizendo “Não brinque”.
Gabrielle provocou, Xena revidou, mas ambas continuaram com a palhaçada!
Gabrielle iria dizer mais alguma coisa e Xena a impede. O que Gabrielle iria dizer que Xena não deixou? Eu aposto 10 por 1 que Gabrielle iria acabar com o teatro ali mesmo, mas Xena, querendo dar uma de durona, não deixa e começa a falar uma porção de mentiras.
Xena não deixa Gabrielle dizer adeus e promete que vai visitá-a sempre e rola um clima e elas se beijam delicadamente. Um beijo cheio de angústia e arrependimento de ambas. Gabrielle dá o buquê para Xena, vai embora e Xena diz adeus.
Após o selinho, Xena abraça Gabrielle e faz aquela cara de cachorro perdido.
E agora uma coisa muito séria: Você tem uma amiga que você ama. Veja bem, uma amiga, certo? Por que diabos você inventa que sempre irá visitá-la e depois dá adeus? Xena já estava apaixonadíssima por Gabrielle e vê-la casada com outra pessoa a faria sofrer, então ela preferiu fugir disso. Tão óbvio quanto 2+2=4.


E Gabrielle vive sua noite de núpcias.
Ela estava na janela pensando em Xena, mas teve que sair quando Perdicas a mencionou. Claro, Gabrielle não queria dar pinta. Então ela fala sobre uma futura filha e ele, já estranhando o comportamento dela, diz que a criança se chamará Xena. Ok.
Gabrielle diz que nunca esteve com um homem antes. Homem! Ela era virgem? Talvez, se partirmos do pressuposto que a virgindade se limita a um pedaço de pele. Mas partindo do princípio de que ela nunca esteve com um homem não significa que ela não tenha feito algumas coisas com uma mulher, nesse caso, Xena. E mais: alguém consegue ouvir um “eu te amo” de Gabrielle para Perdicas? Nem eu.
Xena vai até Callisto mas não a encontra. Ela aborda Theodorus, homem de confiança de Callisto, e este revela que Callisto, ao saber que Xena estava viajando sem Gabrielle, teria dito que isso era perfeito e saiu.
A ficha da Xena caiu nessa hora. Callisto havia dito que destruiria sua alma como ela destruiu a dela, ou seja, começar matando Gabrielle seria perfeito. Callisto nunca foi burra, sempre soube dos sentimentos de Xena com relação à Gabrielle. Ela estuda Xena como quem estuda numa Universidade, sabia tudo sobre ela.
Gabrielle e Perdicas estão curtindo a lua de mel e ela diz que agora sabia o que era o amor.
Ela disse “eu te amo” pra ele? NÃO!! Ela disse que sabia o que era o amor, algo bem diferente. Ela estava se sentindo amada verdadeiramente, o que não significa que ela estivesse amando. Sim, Gabrielle gostava muito dele sim e estava bem disposta a fazer as coisas darem certo, como acredito que dariam, porém...
Callisto os aborda e pretende matar Gabrielle. Ela imobiliza Perdicas cortando seu braço com a espada e um chute. Entretanto, estando prestes a matar Gabrielle, é surpreendida por Xena, que chegara nesse exato momento. Sabendo que ela sozinha não conseguiria passar por Xena para matar Gabrielle, Callisto mata Perdicas, sob o olhar inerte de Xena, e vai embora.
Sobre essa parte, não preciso dizer nada agora. Clique aqui para saber o que acontece nesse trecho do episódio.
No funeral de Perdicas, Gabrielle diz que vai matar Callisto e no dia seguinte pede para que Xena a ensine a usar a espada. Xena se nega a ensinar e Gabrielle a afronta, de um modo que Xena jamais imaginaria, fazendo-a mudar de idéia.
Ok, ver Gabrielle sedenta pelo sangue de Callisto por causa de Perdicas pode soar como “ela o amava”, mas não. Case-se hoje com alguém que te ama e pelo qual você tem enorme carinho e com o qual você se casou justamente para tirá-lo da vida de violência e para impedi-lo de tirar a própria vida e o veja ser assassinado no dia seguinte. Seus planos falharam, certo? Foi isso o que aconteceu com Gabrielle. Ela se sacrificou ao aceitar o pedido de Perdicas, sentiu-se amada e por isso feliz, e o que ela imaginou, uma vida em paz com alguém que a amava, fora-lhe arrancado por Callisto, uma pessoa fria e assassina, com a qual Gabrielle jamais simpatizaria.
Xena faz uma prece a qualquer deus que estivesse ouvindo e pede que a luz que habita no rosto de Gabrielle não se apague porque ela não suportaria a escuridão que viria em seguida e Gabrielle ouve tudo. Depois ela diz à Xena que desistiu de matar Callisto e que vai embora. No dia seguinte, Xena e Joxer vão ao esconderijo de Callisto, mas o que eles não sabem é que Gabrielle já estava lá dentro. Ela aponta a espada para o pescoço de Callisto, mas não tem coragem de matá-la.
Gabrielle se lembra de coisas que ela conversou com Xena, de coisas que Xena disse a ela e de coisas que Perdicas disse a ela. Enfim, a pessoa que ela ama e a pessoa que a amou vieram em seu pensamento nesse momento crucial, fazendo-a desistir de matar Callisto. Quem ama sabe que esse tipo de coisa sempre acontece quando estamos prestes a fazer algo: “o que fulano acharia disso?”, não é mesmo? Pois isso que aconteceu.
Callisto desperta e a captura. Xena entra e tem uma surpresa ao ver Gabrielle presa e também é capturada, sendo presa a uma cadeira, a mesma onde Callisto estava quando presa. 
Na verdade, Xena se deixou ser capturada, pois Gabrielle estava sob a ameaça de Theodorus. 


Gabrielle está ao ponto de ser queimada viva e Xena se desespera.
Ver a pessoa que você ama ser queimada viva não é algo nada agradável, né?
Pouco antes, Callisto passa a mão nos cabelos de Gabrielle... Pura provocação com Xena, só pra ela ver. Callisto é muito esperta, sabe exatamente como tirar Xena do sério.


Joxer aparece e, por um descuido de Callisto, quando ela o detém, Xena recupera seu chakram, se livra da cadeira e solta Gabrielle. Uma luta se inicia entre Xena e Callisto. Elas saem do esconderijo e vão em direção de umas bigas e começa uma perseguição. Elas caem em areia movediça, mas Xena consegue sair. Callisto pede ajuda, mas ela a deixa morrer.
Callisto tentou matar Gabrielle pela segunda vez e Xena com certeza não estava gostando nem um pouco disso, ou seja, deixá-la morrer foi a melhor opção que ela teve, afim de evitar novas tentativas.
No final do episódio, Gabrielle está de olhos fechados em direção ao horizonte. Xena pergunta o que ela está fazendo e Gabrielle diz: “Amando ele”, ou seja, Perdicas.
Gabrielle simplesmente ficou com aquele sentimento, o qual todos nós temos quando alguém que amamos ou temos apreço morre. Claro que Gabrielle o amava, mas não como muitos pensam, porém jamais disse isso à ele, não que tenhamos visto, mas se fosse tão importante mostrar Gabrielle o amando, teria sido mostrado. Concluímos, então, que ela nunca o amou como homem, mas como amigo, como marido, como alguém da família. 


por Matheus Roberto
colaboração: Cristina Pain


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Simplesmente ótima a sua visão de como as coisas realmente aconteciam, já estava sentindo falta dos seus comentários. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Luciana :)
    O tempo não tem me ajudado muito, mas sempre que possível estarei comentando sim todos os episódios ^^
    Que ótimo que você gostou >.<

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente d +! Adorei sua visão do episódio e ri muito dos comentários da Xena sem atitude. Apesar de ja acompanhar o blog há algum tempo essa é a primeira vez que deixo um comentário portanto gostaria de parabeniza-lo. Fico feliz em saber que ainda hoje existem fiéis xenites que passam seu tempo nos informando, entretendo e compartilhando XWP. Seu blog é show ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!! São leitores como você que nos motivam sempre a continuar! Fico imensamente feliz por poder lhe proporcionar alegria e levar informação! :)

      Excluir

Para evitar comentários com conteúdo chulo e ofensivo, todos serão moderados, certo?

Ѳ Comente pelo Facebook!

Ѳ Mais Vistos