tag aparecer no google: alt e title

English French German Spain Italian Dutch

Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

Qualquer Coincidência é Mera Semelhança

Você já assistiu o filme Ghost - Do Outro Lado da Vida?
Você conhece a história de A Bela Adormecida?

Se sua resposta foi "sim" para as duas perguntas, então você vai entender do que eu irei falar nas linhas abaixo.



A alma de Sam, que foi assassinado, pede ajuda para a médium Oda Mae Brown para que ele possa entrar em contato com a mulher que ama, Molly. Praticamente na reta final do filme, Oda Mae resolve "emprestar" seu corpo para que Sam pudesse ter um ultimo contato físico com Molly. Os dois se tocam e dançam. 

Se você consegue ver a semelhança entre esta cena e a cena do episódio The Quest, onde a alma de Xena entra no corpo de Autolycus para poder ter um contato físico com Gabrielle, parabéns, você é um maintexter ou  tem grandes chances de tornar-se um.
Se você viu a semelhança e ainda assim se nega a admitir o óbvio, desculpe, mas você precisa trabalhar isso.

O filme Ghost foi produzido em 1990, ou seja, bem antes de Xena Warrior Princess ir ao ar pela primeira vez e fica evidente que esta cena do episódio The Quest foi inspirada na cena do filme. E mais: enquanto Sam e Molly apenas se tocam e dançam, o roteiro de The Quest samba na cara da sociedade ao mostrar Xena dando um beijo na boca de Gabrielle. 

Nas duas cenas, nós sabemos que nem Sam nem Xena estavam ali fisicamente, e sim Oda Mae e Autolycus, respectivamente. Apenas nas visões de Molly e Gabrielle que Sam e Xena foram vistos. Em outras palavras, se houvesse alguma amazona, por exemplo, escondida no mato e vendo tudo, ela teria visto Autolycus e Gabrielle se beijando. O mesmo se houvesse alguém na sala do apartamento de Molly: veria ela e Oda Mae dançando. Talvez por isso no roteiro do filme Ghost não aconteceu um beijo entre Sam e Molly, porque muitas críticas surgiriam depois, afinal, muitas pessoas não têm a sensibilidade de compreender que ali era Sam e não Oda Mae dançando com Molly, sem contar que nos anos 90 o preconceito era ainda maior. 
Mas Xena Warrior Princess desafiou a crítica ao explicitar aquele beijo. A alma de Xena já estava fraca e saiu do corpo de Autolycus antes do beijo terminar, por isso ele ficou assustado quando retomou a consciência, mas logo compreendeu que Xena havia ido além de uma simples conversa com Gabrielle e percebeu que elas não eram somente amigas. 

Não foi a toa que ele disse:
"Well, I hope you two worked things out." (Bem, eu espero que vocês tenham resolvido as coisas.) 
E Gabrielle, ainda emocionada por finalmente ter obtido a confirmação de que Xena sentia o mesmo por ela,  disse:
"We did. Thank you." (Nós resolvemos. Obrigada.)

Sam e Molly são duas pessoas que se amam e se a cena de The Quest foi inspirada nesta cena de Ghost é justamente para mostrar que Xena e Gabrielle também se amam. Não há o menor subtexto na cena do beijo em The Quest. É maintexto puro.




Quem conhece o clássico A Bela Adormecida sabe que existem algumas versões e eu vou resumir mais ou menos a história, apontando as questões mais importantes para este artigo, não significando que estejam todas numa mesma versão:

A bruxa Malévola amaldiçoa Aurora pronunciando que ela espetará o dedo no fuso de uma roda de fiar e morrerá aos 16 anos. Uma fada, chamada Primavera, conseguiu modificar a maldição, onde Aurora não morreria, mas cairia em sono profundo até que fosse despertada com um beijo de amor sincero. 
No dia em que Aurora faria 16 anos, o corvo de Malévola a avisou, fazendo-a perceber que Aurora ainda estava viva. 
Malévola conseguiu hipnotizar Aurora e fazê-la espetar o dedo, o que a fez cair em sono profundo. O castelo foi cercado com espinhos, impedindo qualquer pessoa de entrar. As fadas foram a procura do Príncipe, pois sabiam que ele e Aurora se amavam, e deram à ele espada e escudo encantados. E ele foi, mesmo sabendo que muitos haviam tentado ultrapassar os espinhos e morrido.
Malévola transformou-se num Dragão para impedir a entrada do Príncipe, mas ele a matou e entrou no castelo. Lá, ele beijou Aurora, que despertou e eles viveram felizes para sempre. 

Você percebeu as semelhanças?

Primavera = Brunhilda
Corvo de Malévola = Corvo de Odin
Espinhos = Fogo de Brunhilda
Fadas = Beowulf e os outros
Espada e escudo = Espada e Chakram
Dragão = Grinhilda
Beijo de amor verdadeiro = Beijo de Xena em Gabrielle

Ficou nítido que a história que se passa na Trilogia Nórdica de Xena Warrior Princess, sobretudo o final do episódio The Ring e todo o episódio The Return Of The Valkyrie, teve como inspiração o clássico A Bela Adormecida. Sem contar que Xena, desmemoriada, casa-se com um Lorde, título de nobreza, o que a torna uma Lady, ou seja, praticamente uma Princesa, numa belíssima versão do Príncipe Encantado. 

Ora, se o Príncipe Encantado e a Bela Adormecida (Aurora) são apaixonados, logo é óbvio que Xena e Gabrielle também são. Sem subtexto.


Ghost e A Bela Adormecida são mais duas coisas que nos ajudam a entender o maintexto de Xena Warrior Princess, portanto, se você nunca viu nenhum dos dois, eu recomendo que se informe a respeito. Fica muito difícil questionar que The Quest e principalmente The Return Of The Valkyrie não foram inspirados nessas duas obras. 
Mas se você quiser dar a sua opinião, esteja a vontade e poste nos comentários.




por Matheus Roberto

Observação: A ideia de associar Xena Warrior Princess a situações de outras obras com a frase "Qualquer coincidência é mera semelhança" partiu inicialmente de Amorim, colaborador desse blog.



Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Eu já havia percebido estas semelhanças e concordo com vc em gênero, número e grau. Pra mim,o maintexto ficou claro no episódio The Titans, da primeira temporada, quando Xena faz aquela cara quando encontra Gabby abraçada na cama com Phileus. Depois só vai se esclarecendo ainda mais em outros episódios. Até hoje existem pessoas que insistem em usar argumentos sem lógica pra falar de subtexto, coisa que não existia. The Quest é um dos meus episódios favoritos, acho que foi um verdadeiro tapa na cara do preconceito ao mostrar o beijo entre as duas. Sou totalmente a favor do maintexto no seriado e, definitivamente, não há o que discutir diante de tantas comprovações. Adorei esta postagem, parabéns.

    ResponderExcluir

Para evitar comentários com conteúdo chulo e ofensivo, todos serão moderados, certo?

Ѳ Comente pelo Facebook!

Ѳ Mais Vistos