tag aparecer no google: alt e title

English French German Spain Italian Dutch

Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

.

Por que não aceitamos Gretchen vestida como Xena?







Nos últimos dias uma Fanpage publicou a imagem acima, instigando Xenites e fãs de Xena Warrior Princess a dizerem o que pensam sobre a afirmação contida acima das duas fotos da artista brasileira Gretchen, conhecida mundialmente como Rainha do Rebolado devido a seu grande sucesso conquistado entre as décadas de 70 e 80.

Há alguns anos atrás (agosto/2008), Gretchen se vestiu como Xena para um ensaio promovido pelo programa TV Fama da Rede TV, o que gerou infinitas "brincadeiras" por parte do Fandom Xenite  brasileiro, onde muitas tirinhas foram criadas e inclusive muitas delas postadas nesse blog.

Entretanto, nessa imagem recente, tanto na publicação original como em compartilhamentos por parte de Fanpages e grupos sobre Xena, não vemos apenas brincadeiras mas também ódio gratuito por Gretchen. 

Por que não aceitamos Gretchen vestida como Xena?

Bom... Nunca vi esse gesto de Gretchen vestida como Xena como ofensivo nem feio, mas sim como uma bela homenagem, mesmo "brincando' com isso em tirinhas que já fiz (hoje não faria mais) e vi outros Xenites fazendo, como já citado. Qualquer pessoa pode se vestir como Xena, não são beleza e idade que vão impedir isso.

Gretchen já não é mais considerada um sex symbol, a idade chega para todos. Porém quando é em mulheres a cobrança se torna muito maior e exige-se que uma mulher para fazer cosplay de outra visualmente bela deve seguir esse mesmo padrão de beleza. 

Um pensamento extremamente preconceituoso, que vindo por parte de Xenites é ainda mais entristecedor. 

Uma outra razão que leva muitas pessoas a não gostarem de Gretchen é o fato de ela já ter se envolvido em alguns escândalos, ter se casado várias vezes e ter participado de produções pornográficas. 

Se compararmos o passado de Gretchen com o passado de Xena, qual das duas realmente cometeu atos que atingiram cruelmente milhares de pessoas? Xena foi uma guerreira sanguinária, destruiu vilas inteiras, dilacerou vidas. Gretchen é só mais uma pessoa comum... Como eu, como você. Que comete erros na tentativa de acertar. 

Então por que não aceitamos Gretchen vestida como Xena?

Enquanto muitas mulheres pelo mundo (dos mais variados biotipos e idades) e alguns homens também, vivem fazendo cosplay de Xena e sendo aplaudidas por nós, por que Gretchen é cruelmente criticada por ter se vestido uma única vez como a Princesa Guerreira? 

Isso definitivamente não combina com Xenites. 

Xena despejou seu ódio por Minya? Por Miss Artiphys? Por Paulina? Por Gabrielle? Todas elas se vestiram como Xena. Nem todas estavam dentro dos padrões de beleza que comumente exigimos.

Por que a ex-BBB Carol não é massivamente criticada por ter feito um ensaio sensual para a revista Playboy usando Xena como inspiração? Será que é por ela estar dentro dos padrões de beleza impostos e Gretchen não?

Deveríamos ficar felizes sempre que vemos alguém prestando homenagens a Xena, independente de quem seja, do tipo de corpo que a pessoa tem, da idade dessa pessoa, da conduta dessa pessoa. Acaso sabemos sobre a vida de todas as pessoas que já se vestiram como Xena?

Não é somente o fato de sermos fãs que faz Xena ser uma série comentada e inesquecível até hoje, mas também gestos como o de Gretchen e de tantas outras pessoas que já fizeram ou fazem cosplay dela.

Essa seletividade de quem pode ou não pode se vestir como Xena, falar sobre Xena, gostar de Xena, se inspirar em Xena... E qualquer outra coisa sobre a série, é algo ridículo, algo que a própria Xena se envergonharia se soubesse.



Um complemento, para ajudar melhor na reflexão:







por Matheus Roberto


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para evitar comentários com conteúdo chulo e ofensivo, todos serão moderados, certo?

Ѳ Comente pelo Facebook!

Ѳ Mais Vistos